Urinol retro; La Fontain (1917), de Marcel Duchamp e Self-Portrait as a Fountain (1966-67), de Bruce Nauman
Em Self-Portrait as a Fountain, Naumam substitui o objeto pelo sujeito-artista, tornando-se, ele próprio, a matéria, o corpo, a origem da metáfora artística.
Em La Fountain (1917), Marcel Duchamp transformou um objeto da realidade quotidiana, um urinol de cerâmica industrialmente produzido, num objeto artístico: Duchamp retirou o objeto do seu contexto original, virou-o ao contrario, assinou-o com o nome R. Mutt, atribuindo-lhe uma autoria fictícia, intitulou-o A Fonte e submeteu-o à exposição da Sociedade dos Artistas Independentes. Nesta exposição e segundo regulamento formulado pela Sociedade dos Artistas Independentes, da qual Duchamp, foi co-fundador, nenhuma obra poderia ser recusada. Contudo e apesar de não ter sido recusada, La Fountain foi estrategicamente ocultada, tendo ficado instalada num local de reduzida visibilidade.
Através de La Fountain, Duchamp não só transforma a condição do objeto industrialmente (re)produzido - ao seu significado funcional sobrepõe um significado metafórico, invertendo ironicamente a função do objeto, passando este de receptáculo a origem (fonte) - como também subverte o conceito de obra de arte e, consequentemente, de artista e do “fazer” artístico. O ponto fundamental da produção artística é radicalmente deslocado do trabalho manual para a ideia, para a interpretação que transforma a realidade conferindo-lhe outros sentidos.
Através de La Fountain, Duchamp não só transforma a condição do objeto industrialmente (re)produzido - ao seu significado funcional sobrepõe um significado metafórico, invertendo ironicamente a função do objeto, passando este de receptáculo a origem (fonte) - como também subverte o conceito de obra de arte e, consequentemente, de artista e do “fazer” artístico. O ponto fundamental da produção artística é radicalmente deslocado do trabalho manual para a ideia, para a interpretação que transforma a realidade conferindo-lhe outros sentidos.
Em Self-Portrait as a Fountain, Naumam substitui o objeto pelo sujeito-artista, tornando-se, ele próprio, a matéria, o corpo, a origem da metáfora artística.
Considerando os exemplos atrás referidos o que entendes por apropriação artística? Que implicações reconheces para a noção de autor, de criação e obra artística?
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