segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Processos de Apropriação II

Intervenção sobre uma imagem

(Re)corte:



John Stezaker, The Voyer, 1979 (esquerda) e Blind, 2006 (direita)


Ruth Claxton, Postcard (Lady Elizabeth Felton), 2007 (esquerda) e Postcard (study), 2011 (direita)  

John Stezaker e Ruth Claxton transformam o sentido de uma imagem através do simples corte. Stezaker apropria-se frequentemente de postais, imagens de filmes e de publicidade, nos dois exemplos mostrados o artista transforma o sentido das imagens, ora através do recorte de uma figura em silhueta torna presente um espectador, Voyer, ora através do simples corte e sobreposição. Claxton realiza intervenções sobre postais de pinturas antigas. Explora e transformando aspectos compositivos das imagens, ao fazer cortes superficiais sobre estas introduz novas formas e linhas na imagem. 


Pintura, desenho e colagem:


Marcel Duchamp, L.H.O.O.Q, 1919.


L.H.O.O.Q ( "Elle a chaud au cul" ) é uma paródia ao ícone da pintura ocidental renascentista, A Gioconda (a sorridente) de Leonardo da Vinci (1503-1506). Duchamp apropriou-se de uma cópia, um postal de fraca qualidade, da popular pintura e, sobre ela, desenha um fino bigode e pêra, brincando com a noção de travestismo. O próprio Duchamp adotara o pseudónimo femenino Rose Sélavy, fazendo-se retratar como mulher. Em L.H.O.O.Q, Duchamp prossegue no trilho da anti-arte caraterístico do movimento Dada que considerava a "arte" como espaço de liberdade individual e de transgressão de convenções. 




John Baldessari, Puzzle-Two views, 1989 (esquerda) e Person with Guitar (Red), 2005 (direita).

John Baldessari (1931), artista conceptual norte americano, explora nos seus trabalhos o potencial narrativo das imagens em relação com o poder associativo da linguagem, havendo por isso uma relação estreita entre obra e o título. Nos dois exemplos aqui mostrados, Baldessari intervém sobre imagens apropriadas pintando, ora formas circulares em sítios específicos como podemos ver no exemplo à esquerda, ora pintado figuras existentes nas imagens (imagem à direita). 



Em 2011 foi realizado um breve documentário em sua homenagem:


A Brief History of John Baldessari from Supermarché: Henry & Rel on Vimeo.
like us at http://www.facebook.com/henryandrel

The epic life of a world-class artist, jammed into six minutes.
Narrated by Tom Waits.
Commissioned by LACMA for their first annual "Art + Film Gala" honoring John Baldessari and Clint Eastwood.

directed by Henry Joost & Ariel Schulman (http://gosupermarche.com/)
edited by Max Joseph (http://www.maxjoseph.com/)
written by Gabriel Nussbaum (http://www.bankstreetfilms.com)
cinematography by Magdalena Gorka (http://magdalenagorka.com/)
& Henry Joost
produced by Mandy Yaeger & Erin Wright

Thank you to John Baldessari and his studio. (http://www.baldessari.org/)







Chad Wys, Vanish, 2012.

Chad Wys, Venus in a Burka, 2011


Chad Wys, artista norte americano nascido em 1983, considera que os seus readymade "frequently deal with the re-contextualization of decorative art objects.  By retooling the object and then re-presenting it before the viewer I intend to add new layers to the conversation that takes place between the observer and the object in its original state. By reclaiming these objects I mean to acknowledge how our possessions (can/do) define us. In so many innumerable ways the bric-a-brac of our lives becomes a unit of measure of our own worth—I wish to subvert this measure.  I enjoy infiltrating this territory of being and I revel in pointing to the superficial and the wonderfully imperfect character traits in all of us.



Ellen Gallagher, DeLuxe, 2004

Ellen Gallagher, artista norte americana, intervém de forma sistemática sobre imagens de publicidade retiradas de revistas direcionadas para um público afro-americano, envolvendo no seu trabalho questões relacionadas com as minorias étnicas.  







Exercício 4:

Intervém sobre uma imagem usando procedimentos e materiais à tua escolha, desde que não sejam outras imagens. Procura que a imagem original não se perca completamente e que a intervenção seja indutora de novos sentidos ou subverta sentidos já presentes nas imagens ou relacionados com o contexto cultural ou social em que se inserem.  




Sem comentários: