domingo, 13 de janeiro de 2013

Conceção do projeto de publicação





A presente fase é dedicada à concepção do projeto de publicação de cada grupo. Publicação pressupõe o livre acesso de várias pessoas a determinado conteúdo tornando-o público. A concepção do projeto de publicação parte da recolha de imagens e textos realizada na fase 0 e da sua apropriação, tendo em conta os processos de apropriação abordados na fase anterior. O grupo deve avaliar a sua disponibilidade e entrega, concebendo um projeto que lhes corresponda e com o qual todos os elementos do grupo se comprometam.
Na conceção do projeto cada grupo deverá definir os seguintes aspetos:

.Título da publicação: o título pode, ou não, ser definidor de um tema. Pode relacionar-se de forma direta com os conteúdos ou métodos utilizados, ou de uma forma mais indireta, exigindo mais do leitos. Pode ser escolhido no início do projeto, orientando para um determinado campo de trabalho, ou definido no final, surgindo da observação dos trabalhos realizados como elemento agregador.      
.Formato da publicação: a publicação pode assumir a forma de livro ou de desdobrável. O seu tamanho deve ser definido tendo em conta o custo de impressão.
.Número total de páginas, e, no caso de serem realizadas individualmente,  número de páginas por cada elemento do grupo: a quantidade de páginas por elemento de grupo não tem de ser necessariamente a mesma, dependerá antes do contributo de cada um. No entanto, não deve ultrapassar as quatro páginas. Assim num grupo constituído por cinco elementos o número de páginas pode variar entre as cinco e as vinte páginas, para além da capa e contracapa. 
.Estratégia: podem existir várias estratégias de trabalho, a sua escolha deve ter em conta os interesses e disponibilidade de todos os elementos do grupo. Deve ser definido se o trabalho será realizado colectivamente, por exemplo, cada página pode ter a intervenção de cada elemento do grupo, ou individualmente, sendo cada elemento responsável por um determinado número de páginas. Se há partes da publicação desenvolvidas em grupo ou por mais de um elemento, como por exemplo a capa e contracapa (neste caso deve ser definido em que momento serão realizadas), e outras realizadas individualmente. Se as imagens são realizadas por determinados elementos do grupo e o texto por outros, etc. 
.Coerência da publicação como um todo: de que forma esta será estabelecida: através de um tema comum? (Atenção, não tem que existir necessariamente um tema para o projeto, individual ou coletivo, o fio condutor pode ser mais intuitivo e inconsciente). Através da incorporação de um elemento (palavra, imagem, forma, cor, etc.) comum em todas as páginas? Afirmando-se a individualidade do trabalho de cada um? A incoerência deliberada, desde que assumida, também pode ser uma forma de coerência tornando-se assim o tema da publicação.   
.Divisão de tarefas e definição de prazos: é importante que o grupo defina responsabilidades para cada elemento, por exemplo quem faz a capa, a contra-capa e as páginas, quem fica responsável por trazer determinado material, por personalizar a página do grupo no blogue, etc. A definição de prazos é igualmente importante na gestão do projeto, para que este seja concretizado atempadamente. Assim sendo deve ser definido: o prazo para a realização das páginas;  o momento e prazo para a realização da capa e contra-capa, um momento de diálogo entre o grupo sobre as páginas realizadas avaliando-se a execução das mesmas e possíveis alterações ou faltas.

Elaborem um pequeno texto de apresentação do projeto que pretendem desenvolver referindo os seguintes aspetos: título da publicação, formato da publicação, número total de páginas, estratégia de trabalho, coerência do projeto, divisão de tarefas e definição de prazos.

Sem comentários: