terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Processos de Apropriação III




Texto
Montagem aleatória


O cut-up é uma técnica de escrita aleatória popularizada por William Burroughs, escritor norte americano icone da geração beat, mas cuja utilização remonta pelo menos aos dadaístas. A técnica consiste na utilização de palavras ou excertos de textos retirados do jornal ou livros e depois reorganizados ao acaso formando frases inesperadas. O video que se segue é um exemplo de aplicação da técnica do cut-up, mas esta pode ser aplicada de diferentes formas, por exemplo retirando ao acaso palavras de um recipiente e escrevendo-as segundo a ordem com que foram retiradas. Este processo de escrita tende a afastar o artista enquanto autor que escolhe cada pormenor da sua obra. 

O cut-up pode também ser aplicado na montagem de imagens. 





O retirar palavras ou frases de outros contextos como processo de escrita foi utilizado por escritores com T.S. Eliot no poema The Waste Land, ou por Walter Benjamin, escritor e filósofo alemão, no inacabado Arcades Project. 




Texto e imagem:


Os exemplos que se seguem mostram diferentes formas de exploração da relação entre texto e imagem. No primeiro exemplo as letras e números são usadas como elementos gráficos e não tanto pelo que significam. No segundo exemplo as letras usadas formam a palavra dada, continuamente repetida, estas relacionam-se de forma estreita com a figura. A legibilidade e significado da palavra têm um valor equivalente ao da sua presença no que diz respeito à composição gráfica. No terceiro exemplo as palavras utilizadas, embora apareçam separadas, formam uma frase cujo valor está na mensagem que veicula. Barbara Kruger joga com dois tamanhos de letras atribuindo à frase duas leituras. Nos três exemplos, figuras e texto relacionam-se de forma complementar contribuindo de igual modo para a construção de sentidos.



Raoul Hausman, ABCD, 1923-24



George Grosz e John Heartfield, The Worlddada Richard Hulsenbeck, 1919





Barbara Kruger, Untitled (You are not yourself), 1982






Sem comentários: