domingo, 6 de janeiro de 2013

Processos de Apropriação I



Considerando os exemplos mostrados a seguir e partindo da recolha realizada na Fase 0 do projeto, realiza os seguintes exercícios procurando explorar aspetos formais, compositivos e semânticos. Utiliza como suporte folhas de papel com formato e tamanho adequado ao tamanho das imagens escolhidas.

Montagem:

Associação de duas imagens (ou fragmentos destas).



Noé Sendas, The Collector, 2007

Neste exemplo, o artista português Noé Sendas associa dois auto-retratos de artistas de distintos períodos artísticos: Francisco Goya (1746-1828), pintor espanhol do período Romântico, e Bruce Nauman (1941), artista contemporâneo. A partir da combinação da duas imagens, assente à primeira em encontros formais, o artista expande e transforma os seus sentidos possíveis. Esta imagem integra a série O Colecionador

           Heartfield, Hitler, 1932.  


Heartfield (1891 - 1968), artista do modernismo alemão pertencente ao grupo Dada, utiliza a montagem fotográfica para fazer sátira política. Na imagem em cima Heartfield retrata Hitler recorrendo a dois elementos distintos:  orelhas e a parte detrás de umas calças vestidas.  



 Dani Sanches, Pela Metade, 2010


Dani Sanches, artista espanhol, estabelece uma interessante relação entre dois recortes, relação que o suporte de cartão ecoa.


Exercício 1:

Constrói uma imagem a partir da associação de duas imagens ou de dois fragmentos destas.




Associação de fragmentos de várias imagens (mais de duas).


Hannah Höch, The Coquette, 1923.

Hannah Höch (1889 - 1978), artista modernista alemã pertencente ao grupo Dada, constrói uma imagem utilizando fragmentos de figuras recortadas de várias imagens sem que estas deixem de ser identificáveis, ou seja, utiliza formas presentes nas imagens originais. Höch atribui, por exemplo, diferentes cabeças aos corpos recortados.  









                                             Sammy Sabblinck, Goodbye blue sky, 2012.




Sammy Sabblinck, para além de usar figuras recortadas, a mulher e os peixes, recorta formas estranhas às imagens criando um fundo dinâmico composto por triângulos de diferentes tamanhos, recortados de imagens de paisagens. 




Exercício 2:
Constrói uma imagem a partir de várias imagens, combinado dois procedimentos distintos: a utilização de formas presentes nas imagens e o recorte (desenho) de formas estranhas a estas.







Hannah Höch, Brushflurlet, 1945


Neste exemplo as formas recortadas na imagem contribuem para dar forma a uma figura fantástica, imaginária. Os fragmentos de imagens utilizados distanciam-se do seu contexto original, são explorados aspetos mais abstratos das imagens, como a textura, a densidade, tons, movimento, etc.






Exercício 3 (coletivo):
Constrói uma imagem, em conjunto com os elementos do grupo, na qual os fragmentos de imagens utilizados se distanciem da sua leitura original, daquilo que originalmente representam.


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